Leilão do túnel Santos-Guarujá é adiado para setembro
Leilão do túnel Santos-Guarujá é adiado para setembro em decorrência de ajustes no edital. O objetivo é aprimorar o projeto e aumentar a atratividade para investidores.
Adiamento do Leilão do Túnel Santos-Guarujá
O Governo de São Paulo e o Ministério de Portos e Aeroportos adiaram o leilão do túnel Santos-Guarujá para 5 de setembro, antes previsto para 1º de agosto.
A Secretaria de Parcerias em Investimentos informou que ajustes no edital estão sendo feitos, com publicação nas próximas semanas. Durante encontros na Europa, foi identificada a necessidade de mudanças no modelo de concessão, estrutura financeira e premissas técnicas do edital.
A secretaria afirma que as sugestões visam elevar a qualidade do processo licitatório e garantir maior segurança jurídica.
No final de fevereiro, o presidente Lula e o governador Tarcísio de Freitas lançaram o edital de construção do túnel, com início das obras previsto para 2026 e duração de cinco anos. O projeto faz parte do Novo PAC, com investimento público de R$ 5,96 bilhões.
O túnel terá cerca de 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos, permitindo a travessia de carro em dois minutos. Serão seis pistas, com a possibilidade de uso de uma para VLT. O pedágio inicial será de R$ 6,10, gratuito para pedestres e ciclistas.
Este será o primeiro túnel imerso do Brasil, construído com peças pré-moldadas em um dique seco. A profundidade do túnel será de 21 metros.
Propostas de túnel entre as cidades existem desde 1927, mas nenhuma se concretizou. Um vídeo exibido durante a cerimônia em Santos destacou as dificuldades enfrentadas pelos moradores da região na travessia atual.