Lewandowski afirma que Judiciário solta presos porque ‘a polícia prende mal’
Lewandowski enfatiza a responsabilidade da polícia na condução de prisões eficientes para evitar solturas da Justiça. A proposta de Emenda à Constituição para a segurança pública busca unificar diretrizes e enfrentar resistências de governadores e parlamentares.
Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, destaca falhas na atuação policial.
Em reunião da CACB, Lewandowski informou que o Judiciário deve liberar detentos se as prisões forem inadequadas. Ele disse: “a polícia tem que prender melhor”.
O ex-ministro do STF ressaltou que a falta de provas concretas leva à soltura de suspeitos. “Nenhum juiz soltará um criminoso”, afirmou.
Lewandowski também apoiou a PEC da Segurança Pública, que visa unificar diretrizes entre os entes federativos, criando um “SUS da Segurança Pública”.
O presidente Lula também endossou a PEC, que enfrenta oposição de governadores e parlamentares. O governador de Goiás criticou a subordinação normativa proposta.
- Deputado Alberto Fraga defende mais efetivo policial ao invés da PEC.
- A PEC sugere ampliação das competências da PRF, atuando também em ferrovias e hidrovias.
- Polícia Federal também atuaria em crimes interestaduais e internacionais.
O Ministério da Justiça propôs a separação entre os fundos de segurança e o Conselho de Segurança incluirá participação da sociedade civil.