HOME FEEDBACK

Lewandowski elogia polícia e diz que fala sobre ‘prender mal’ foi tirada de contexto

Ministro da Justiça busca corrigir fala polêmica sobre atuação da polícia após críticas. Inauguração de unidade de apoio a mulheres vítimas de violência marca a tentativa de recuperação da imagem da instituição.

Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, se corrigiu após polêmica declaração sobre a polícia.

Em visita a João Pessoa, para inaugurar a Sala Lilás, espaço de atendimento a mulheres e meninas vítimas de violência de gênero, ele elogiou a polícia brasileira, afirmando que é “altamente eficiente e preparada”.

Na última quarta-feira, Lewandowski havia dito que “a polícia tem que prender melhor” e que o Judiciário é obrigado a soltar detentos com prisões irregulares. As declarações causaram reação negativa de associações policiais e da oposição ao governo Lula.

Em sua defesa, o Ministério afirmou que suas palavras foram tiradas de contexto e referiu-se a dificuldades de troca de informações entre as polícias e o Judiciário.

A nota destacou a PEC da Segurança Pública, que visa padronizar dados das forças policiais, e que a falta de informações prejudica as decisões judiciais.

Críticos, incluindo o promotor Alexandre Daruge e o ex-delegado Marcos Carneiro, contestaram sua posição, alegando que a polícia prende pouco e que há excessos na concessão de liberdade por juízes.

Além disso, governadores como Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e Romeu Zema (Minas Gerais) criticaram suas declarações. Lideranças de seis organizações policiais também convidaram Lewandowski a visitar um mausoléu em homenagem aos mortos em serviço.

Leia mais em infomoney