Lewandowski: Para combater a migração da criminalidade, é preciso atividade entre todos os órgãos
Operação Carbono Oculto mira o crime organizado no setor de combustíveis e envolve mais de dez estados. Ministro destaca a importância da colaboração entre órgãos para enfrentar a criminalidade globalizada.
Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou que a megaoperação iniciada hoje no setor de combustíveis é uma das maiores da história do Brasil e do mundo.
Ele destacou que as investigações começaram com um núcleo de combate ao crime organizado e foram realizadas com a colaboração de diversos órgãos, para evitar apenas ações pontuais.
Lewandowski ressaltou que há uma migração da criminalidade organizada da ilegalidade para a legalidade, um fenômeno global. “Uma operação desta envergadura só pode ser realizada pelo governo do Brasil”, afirmou.
A operação abrange mais de dez estados e foi liderada pela Polícia Federal, com a participação da Receita Federal e dos Ministérios Públicos estaduais.
O ministro também informou que o Ministério da Justiça pediu à PF um inquérito contra o crime organizado no setor de combustíveis, resultando na operação Carbono Oculto. As investigações ainda estão em andamento e se aprofundarão.