Líder da Suprema Corte dos EUA critica fala de Trump contra juízes
Roberts defende a independência do Judiciário e rechaça ataques ao impeachment de juízes. Critica as declarações de Trump e reafirma a importância de respeitar decisões judiciais, independentemente de discordâncias.
Presidente da Suprema Corte dos EUA, John Roberts, critica Trump
Nesta 3ª feira (18.mar.2025), John Roberts declarou que o impeachment de juízes não é uma resposta adequada para discordâncias sobre decisões judiciais.
A crítica surgiu em resposta aos pedidos de Donald Trump e de seus aliados, como Elon Musk, para o impeachment de magistrados que bloqueiam decisões do governo.
Recentemente, o juiz-chefe do Tribunal Federal do Distrito de Columbia, James Boasberg, proibiu o Executivo de deportar venezuelanos com base na Lei de Inimigos Estrangeiros de 1798.
Trump publicou em sua rede social, Truth Social, atacando Boasberg e chamando-o de “juiz lunático da esquerda radical”. Ele alegou que esse juiz “não foi eleito presidente” e criticou seu desempenho nas eleições de 2024.
John Roberts, nomeado por George W. Bush em 2005, já votou a favor do atual presidente em várias decisões. Apesar de seu perfil conservador, Roberts se posiciona contra decisões ideológicas do governo.
Em 2018, ele defendeu que não existe a figura de “juízes Obama ou juízes Trump”, mas sim um grupo de juízes dedicados à justiça.