HOME FEEDBACK

Líder de direita em Portugal passa mal em comício

André Ventura desmaiou durante discurso em comício, mas foi assistido rapidamente e levado ao hospital. O primeiro-ministro de Portugal enviou votos de pronta recuperação ao líder do Chega.

André Ventura, líder do partido português de direita Chega, passou mal durante um comício em Tavira nesta terça-feira (13.mai.2025), parte da campanha para as eleições legislativas de domingo (18.mai).

Ventura interrompeu o discurso para beber água, em seguida levou a mão ao peito e caiu, aparentemente com dificuldades para respirar. Ele foi amparado por seguranças e retirado do local.

Duas ambulâncias foram acionadas e o 1º atendimento foi prestado no local. O líder parlamentar do Chega, Pedro Pinto, informou que Ventura estava consciente ao ser levado ao Hospital de Faro.

O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, desejou um “rápido restabelecimento” e manifestou esperança de que “não seja nada de grave”.

André Ventura foi filiado ao PSD e, em 2017, foi eleito vereador em Loures. Renunciou em 2018 e, com um doutorado em direito público, chegou à Assembleia da República com críticas a comunidades ciganas e defendendo a castração química de pedófilos. É acusado de declarações machistas e xenófobas.

Comparado a Jair Bolsonaro, Ventura recebeu apoio do ex-presidente brasileiro nas eleições de 2024. Bolsonaro afirma que Ventura representa "a direita e o conservadorismo", e Ventura agradeceu, afirmando que "a esquerda" transformou o país "em um antro de miséria e corrupção".

Leia mais em poder360