Líder de ultradireita de Portugal volta a se sentir mal em comício; veja vídeo
André Ventura desmaia novamente durante comício e é levado a hospital. A situação ocorre a poucos dias das eleições gerais em Portugal, despertando preocupações sobre sua saúde e o impacto na campanha do Chega.
André Ventura, líder do partido ultradireitista Chega, desmaiou durante um comício em Odemira, Portugal, nesta quinta-feira (15), e foi levado ao hospital.
Ventura, de 42 anos, já havia sofrido um colapso dias antes, por razões semelhantes. Em vídeos, ele é visto segurando o peito antes de desmaiar nos braços de assessores.
A equipe médica diagnosticou espasmo esofágico causado por refluxo gástrico e pressão alta. Após o segundo desmaio, um eletrocardiograma revelou que “está tudo bem com o coração” dele.
O líder do Chega, que fundou o partido em 2019, defende penas mais duras para criminosos e o fim da imigração “sem controle”. O partido se tornou a terceira maior força parlamentar em 2022, quadruplicando sua representação no Parlamento.
Apesar do sucesso, analistas apontam que a ascensão do partido depende da figura de Ventura, que ganhou notoriedade como comentarista e por suas declarações polêmicas.
Próximo das eleições de domingo, as pesquisas indicam que o Chega mantém um percentual de cerca de 18% dos votos, estagnado por recentes escândalos internos.