Líder do governo na Câmara diz que quer enxugar lista de prioridades apresentadas pela equipe econômica
José Guimarães revela planos para priorizar propostas essenciais na Câmara, incluindo a Lei Orçamentária e isenção de Imposto de Renda. O líder também destaca a importância do diálogo entre a nova ministra e os parlamentares para pacificar as relações na base aliada.
José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, afirmou que pretende “enxugar” a lista de prioridades da equipe econômica apresentada no início do ano.
A lista, originalmente com 25 itens, foi entregue pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), em fevereiro. A ideia é focar em itens essenciais para o governo.
Guimarães não especificou quais projetos continuarão sendo prioritários, mas mencionou três:
- PLOA (Lei Orçamentária Anual) de 2025;
- isenção do Imposto de Renda para quem ganha até 5 salários mínimos;
- novo crédito consignado.
Ele destacou a importância de votar a LOA até 24 de março e que a isenção do IR será enviada ao Congresso ainda em março, com a expectativa de implementação em 2026.
Guimarães comentou sobre o encontro com Gleisi Hoffmann, nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), visando “pacificar” a relação entre o governo e as bancadas.
A ministra também se reunirá com líderes do Centrão e bancadas do Senado nos próximos dias para abrir o processo de recomposição com a Câmara.