HOME FEEDBACK

Líder do Governo posta vídeo antigo como se fosse de ato de Boulos

José Guimarães é acusado de compartilhar vídeo antigo como se fosse atual para deslegitimar manifestação contra anistia. Internautas reagem chamando a atitude de "fake news" e levantam questionamentos sobre a veracidade das informações.

José Guimarães (PT-CE), líder do Governo na Câmara, postou um vídeo de 2021 como sendo da manifestação de 30 de dezembro de 2025, que protestava contra a anistia dos presos pelo 8 de Janeiro.

Na publicação, Guimarães afirma que a manifestação “é a maior demonstração de que a anistia não pode ser assunto a ser debatido na Câmara dos Deputados”. O vídeo original foi compartilhado pelo perfil do PT em 29 de maio de 2021.

Internautas acusaram o deputado de espalhar fake news.

Segundo o levantamento do Poder360, a manifestação convocada por Guilherme Boulos (Psol-SP) atraiu cerca de 5.500 pessoas, diferente do que Guimarães exibiu. O ato ocorreu na praça Oswaldo Cruz, e não nas proximidades do MASP.

Além de Boulos, discursaram outras lideranças, incluindo Lindbergh Farias (PT-RJ) e Erika Hilton (Psol-SP). O protesto foi uma reação à pressão da oposição para tratar a anistia aos presos dos atos extremistas.

Enquanto isso, o ex-presidente Jair Bolsonaro realizou um ato em Copacabana, que reuniu cerca de 26.000 pessoas em defesa da anistia, convocando um novo protesto para 6 de abril.

O Poder360 tentou contato com Guimarães através de sua assessoria para comentar sobre o vídeo, mas não obteve resposta.

Leia mais em poder360