Líder do PL anuncia fim das obstruções na Câmara
Sóstenes Cavalcante anuncia fim das obstruções da oposição na Câmara. Projeto de lei da anistia aos condenados pelos atos de 8 de Janeiro precisa de mais 58 assinaturas para ser pautado.
Sóstenes Cavalcante, líder do PL na Câmara dos Deputados, anunciou o fim das obstruções por parte da oposição nesta terça-feira (8.abr.2025).
A oposição havia dificultado as discussões nas comissões, mas o plenário seguiu normalmente.
O requerimento de urgência do PL para a anistia aos condenados pelos atos extremistas de 8 de Janeiro já conta com 199 assinaturas, faltando 58 para atingir as 257 necessárias para ser pautado.
A estratégia de Cavalcante é aumentar o diálogo com os deputados que ainda não apoiaram o requerimento.
Em contrapartida, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), não apoia a urgência. Ele defende uma solução pacífica entre os Três Poderes e teme a desarmonia entre Judiciário e Legislativo com a aprovação do texto.
A oposição, representada pelo senador Rogério Marinho (PL-RN), afirma que a anistia é uma prerrogativa do Congresso, e não do STF.
Durante um ato de Bolsonaro na av. Paulista, o pastor Silas Malafaia criticou Motta, afirmando que ele “envergonha” seu Estado e o acusando de pedir que os deputados não assinassem o requerimento.
Leia mais sobre o ato de Bolsonaro a favor da anistia: