Líder do PL confirma reunião com enviado de Trump sobre atuação de Moraes
David Gamble se reunirá com congressistas da oposição para discutir a atuação do STF e temas políticos controversos. Enquanto isso, a agenda oficial foca no combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas.
Deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) confirmou reunião com David Gamble, coordenador-interino de Sanções dos EUA, em Brasília nesta segunda-feira (5).
O encontro abordará a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF), especialmente do ministro Alexandre de Moraes, em relação ao 8 de Janeiro e à tentativa de golpe de 2022.
A Embaixada dos EUA declarou que a agenda de Gamble focará no combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas, mas congressistas aliados a Jair Bolsonaro (PL) articularão encontros com viés político.
Gamble também terá reuniões bilaterais com representantes do governo Lula, incluindo o Itamaraty e o Ministério da Justiça, de caráter técnico.
A coordenação da agenda com o Legislativo está a cargo do deputado Filipe Barros (PL-PR), presidente da Comissão de Relações Exteriores.
Os parlamentares de oposição discutirão ainda as tarifas de 10% aplicadas pelos EUA às importações brasileiras desde abril.
A comitiva pode se encontrar com Jair Bolsonaro em sua residência, enquanto ele se recupera de uma cirurgia abdominal.
Eduardo Bolsonaro anunciou a visita e destacou que a situação de Moraes “está esquentando” nos EUA e que “violadores sistemáticos de direitos humanos serão punidos”.
A Embaixada norte-americana reiterou que a visita é exclusivamente sobre sanções relacionadas a crime transnacional.