HOME FEEDBACK

Líder do PL deve se reunir com Motta para tratar compensação de comissões

Sóstenes Cavalcante busca reunião para negociar a distribuição das comissões na Câmara, após o PL ficar com menos colegiados que a federação petista. O partido, que lidera a maior bancada, pretende reforçar sua influência nas áreas-chave, como Saúde e Relações Exteriores.

Reunião PL e Presidente da Câmara

O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), se reunirá na sexta-feira (21.mar.2025) com o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) para discutir uma compensação ao partido.

Embora o PL tenha a maior bancada, ficou com menos comissões do que a federação PT, PC do B e PV.

Na quarta-feira (19.mar), foram instaladas as comissões permanentes. O PL controlará 6 colegiados, incluindo a Comissão de Saúde, que tem a maior verba para emendas.

A federação governista também ficou com 6 comissões, sendo 4 para o PT.

Embora o PL tivesse direito a 6 comissões, cedeu uma a uma sigla menor.

Hugo Motta organizou reuniões com os líderes partidários no dia 18.mar para a distribuição das comissões.

O PL conquistou a CREDN (Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional) com o deputado Filipe Barros (PR), que foi respaldado por Jair Bolsonaro.

A presidência da CREDN foi inicialmente pleiteada por Eduardo Bolsonaro (SP), mas ele enfrentou resistência do PT.

Barros se comprometeu a manter contato semanal com Eduardo e oferecer “total respaldo” a ele durante suas atividades nos EUA.

Além disso, o PL também controlará a Comissão de Saúde, conforme orientação do presidente da sigla, Valdemar Costa Neto.

Leia mais em poder360