Líder do PL na Câmara diz que pedirá urgência para o PL da anistia
Sóstenes Cavalcante anuncia que solicitará urgência ao projeto de anistia durante a reunião de líderes da Câmara. A proposta contará com o apoio unificado do PL e de outros partidos, gerando expectativa sobre sua aprovação.
Líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), anunciou que vai protocolar um pedido de urgência ao projeto de anistia dos presos do 8 de janeiro no dia 20 de março, durante a reunião semanal dos líderes.
O pedido contará com a assinatura de todos os 92 deputados do PL e apoio de outros partidos, o que, segundo Cavalcante, surpreenderá o governo e líderes de outras legendas.
Cavalcante declarou: “Na 5ª feira [20.mar], nós vamos dar entrada, com a minha assinatura, dos 92 deputados do PL e de vários outros partidos.” O objetivo é incluir o projeto na pauta da próxima semana.
O PL é a maior bancada da Câmara e a anistia foi crucial para o apoio da sigla à candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Casa. Motta já afirmou que não tem decisão sobre pautar o projeto da anistia.
A mobilização visa pressionar o Congresso e o STF pela anulação das penas dos envolvidos no 8 de janeiro. Esta é a 1ª manifestação desde que a PGR denunciou Bolsonaro por tentativa de golpe.
A manifestação foi organizada pelo pastor Silas Malafaia, um aliado de longa data do ex-presidente Jair Bolsonaro, sendo a 3ª demonstrativa custeada por ele.