Líder do PT reitera ao STF pedido para investigar Tarcísio por obstrução de Justiça
Lindbergh Farias solicita nova investigação ao STF contra Tarcísio de Freitas por obstrução de Justiça. O deputado alega que o governador teria tentado influenciar a Corte a permitir a viagem de Jair Bolsonaro aos EUA.
Líder do PT na Câmara, deputado federal Lindbergh Farias (RJ), solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a investigação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por obstrução de Justiça.
Anteriormente, em julho, um pedido similar foi feito, mas sem resposta.
Na nova petição, Lindbergh alega que Tarcísio buscou apoio de ministros do STF para permitir que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) viajasse aos EUA e se encontrasse com Donald Trump, visando pacificação após tarifas de 50% aplicadas ao Brasil.
Tarcísio nega ter contatado ministros da Corte.
Lindbergh destaca que a conduta do governador indica indícios de:
- Crime de obstrução de Justiça;
- Colaboração com organização criminosa transnacional;
- Abuso de autoridade.
O deputado define o gesto de Tarcísio como "grave" e sugere que revela uma disposição de violar a legalidade e fragilizar o processo penal em andamento.
A investigação foi anexada ao inquérito que apura a conduta do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos EUA.
Lindbergh requer que Tarcísio seja investigado pelo STF e não pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), por entender que os supostos crimes estão relacionados a uma "possível fuga de réu".