HOME FEEDBACK

Líder político do Hamas é morto em ataque aéreo israelense; Israel lança ofensiva no sul de Gaza

Salah al-Bardaweel, um dos principais líderes do Hamas, foi alvo de um ataque aéreo em Khan Younis, elevando o número de altos membros do grupo mortos desde a retomada das hostilidades. A ofensiva israelense visa organizar uma pressão adicional sobre o Hamas na busca pela libertação de reféns.

Morte de Salah al-Bardaweel

O líder do Hamas, Salah al-Bardaweel, morreu em um ataque aéreo israelense em Khan Younis, confirmando o grupo. Bardaweel, de 65 anos, foi morto junto com sua esposa em al-Mawasi.

Nascido em agosto de 1959 em Khan Younis, juntou-se ao Hamas em 1987 e foi eleito para o gabinete político em 2021. Ele é o terceiro membro sênior do Hamas morto desde o início da ofensiva israelense.

Ofensiva em Rafah

No domingo, Israel lançou uma ofensiva em Rafah, pedindo evacuação dos civis, enquanto continuava operações no norte da Faixa de Gaza.

Desde o rompimento do cessar-fogo em 18 de março, 673 pessoas morreram na região, segundo os dados do Ministério da Saúde de Gaza. As ações militares buscam "atingir organizações terroristas" e incluem mensagens enviadas por folhetos aéreos.

Fim do cessar-fogo

A retomada dos bombardeios por Israel interrompeu um cessar-fogo acordado em janeiro. Um funcionário da ONU foi identificado entre os civis mortos, provocando a indignação do secretário-geral da ONU, António Guterres.

O número total de mortos em Gaza desde o início da guerra superou 50.000. Israel pressiona o Hamas a liberar 58 reféns com a retomada das ofensivas.

A ajuda humanitária foi severamente afetada, com Israel cortando fornecimento de alimentos e eletricidade, aumentando a crise para os 2,4 milhões de habitantes da região.

Leia mais em exame