HOME FEEDBACK

Líder supremo do Irã reivindica vitória sobre Israel e EUA em primeira manifestação após cessar-fogo

Aiatolá Ali Khamenei declara vitória sobre Israel e Estados Unidos em pronunciamento nas redes sociais. A manifestação ocorre após semanas de silêncio, mesmo diante de uma crise interna e intensa pressão militar.

A primeira manifestação do líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, após o cessar-fogo entre Israel e Irã, ocorreu nesta quinta-feira.

Khamenei reivindicou vitória no conflito de 12 dias, afirmando que a República Islâmica "praticamente nocauteou" o Estado judeu e deu "um duro tapa na cara" do regime americano.

Em publicações nas redes sociais, o aiatolá disse:

  • "Parabéns pela vitória sobre o falacioso regime sionista."
  • "O regime sionista foi praticamente nocauteado e esmagado."
  • "O regime americano entrou na guerra para salvar o sionista, mas não conseguiu nada."

A manifestação pública ocorreu após uma semana de ausência do líder, que se abrigava em um bunker para evitar tentativas de assassinato.

A guerra entre Irã e Israel resultou em pelo menos 610 mortos do lado iraniano, segundo a ONG Human Rights Activists, que fala em 1.054 mortes. Israel teve 23 mortos e 3.238 hospitalizações.

O conflito também causou danos significativos ao programa nuclear iraniano e instalações militares, com bases destruídas e cerca de 30 comandantes militares e cientistas nucleares mortos.

Leia mais em exame