Líderes europeus chegam a Ucrânia para pressionar Putin por cessar-fogo
Líderes europeus se unem em Kiev para pressionar pela paz na Ucrânia. Apelo por um cessar-fogo de 30 dias é central na agenda da reunião histórica.
Líderes europeus da França, Alemanha, Polônia e Reino Unido visitaram Kiev neste sábado, 10, para demonstrar apoio a um cessar-fogo de 30 dias na guerra que dura três anos.
A comitiva foi recebida pelo presidente ucraniano Volodmir Zelenski em uma cerimônia que homenageou soldados mortos, coincidentemente celebrando os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.
É a primeira visita conjunta dos quatro países à Ucrânia e a primeira visita oficial do novo chanceler alemão, Friedrich Merz.
Com o apoio do presidente dos EUA, Donald Trump, os líderes europeus pressionam Moscou a aceitar a proposta de trégua para viabilizar negociações de paz.
Os líderes reafirmaram o apoio ao acordo de paz e pediram que a Rússia aceite o cessar-fogo total e incondicional, argumentando que isso criaria condições para um trato duradouro.
O assessor presidencial ucraniano, Andrii Yermak, enfatizou a necessidade de forçar Moscou a aceitar a proposta.
Ao final do dia, os líderes participarão de uma reunião virtual com Zelenski para atualizar outros chefes de Estado sobre a formação de uma nova coalizão para apoiar as forças armadas ucranianas após um possível acordo de paz.