Líderes mundiais celebram eleição do papa Leão 14
Líderes mundiais destacam importância histórica da eleição de Robert Francis Prevost como novo papa. Mensagens de apoio enfatizam a expectativa por paz, diálogo e defesa dos direitos humanos durante seu pontificado.
Líderes políticos de várias partes do mundo comentaram a escolha do norte-americano Robert Francis Prevost como novo líder da Igreja Católica, nesta 5ª feira (8.mai.2025).
O presidente francês, Emmanuel Macron, chamou o momento de histórico e desejou um pontificado marcado por paz e esperança.
O presidente dos EUA, Donald Trump, celebrou a eleição como “uma grande honra”, já que Prevost é o 1º pontífice nascido nos Estados Unidos, e expressou interesse em conhecê-lo.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, parabenizou Prevost e destacou a importância do apoio do Vaticano à Ucrânia na guerra com a Rússia, valorizando a defesa do direito internacional pela Santa Sé.
A presidente do Peru, Dina Boluarte, manifestou orgulho pela eleição do novo papa, enfatizando sua conexão com o Peru, onde atuou como missionário e se naturalizou.
O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, celebrou o anúncio, ressaltando a necessidade de diálogo e defesa dos direitos humanos. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, expressou desejo de colaboração para enfrentar desafios globais.