Líderes mundiais despedem-se de Pepe Mujica; veja repercussão
Morre aos 89 anos José Mujica, ex-presidente do Uruguai e ícone da esquerda latino-americana. Líder carismático, seu legado de austeridade e luta pela integração regional será lembrado por gerações.
José "Pepe" Mujica, ex-guerrilheiro e ex-presidente do Uruguai, faleceu aos 89 anos nesta terça-feira. O anúncio foi feito pelo atual presidente Yamandú Orsi.
Diagnosticado com câncer de esôfago em maio de 2024, Mujica teve sua condição agravada e não suportou mais o tratamento.
Orsi expressou seu pesar, afirmando: "Sentiremos muito a sua falta, velho querido". O governo brasileiro também lamentou sua morte, destacando que seu legado servirá como exemplo para futuras gerações.
O Itamaraty manifestou condolências à viúva Lucía Topolansky e ressaltou que Mujica foi um grande amigo do Brasil, defensor da integração sul-americana.
O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, declarou que "toda a América Latina está de luto", lembrando-se dos ensinamentos de Mujica sobre integração.
Por sua vez, Gustavo Petro, presidente da Colômbia, se referiu a Mujica como um "grande revolucionário" e expressou esperança por uma União Grancolombiana como modelo de integração na região.