Líderes se reúnem nesta terça-feira para definir divisão das comissões da Câmara
Definição das comissões na Câmara enfrenta impasses entre partidos, com disputas acirradas por cargos-chave. A instalação dos colegiados está marcada para quarta-feira, após adiamentos por desentendimentos sobre a relatoria da Comissão Mista de Orçamento.
Líderes da Câmara se reúnem nesta terça-feira, 18, para definir o comando das comissões temáticas da Casa. A instalação das comissões está prevista para quarta-feira.
A definição das indicações foi adiada devido a desentendimentos sobre a relatoria da Comissão Mista de Orçamento (CMO), um tema controverso desde o ano passado, após acordos em torno da escolha de Hugo Motta (Republicanos-PB) como presidente da Casa.
O União Brasil e o MDB disputam a relatoria da CMO. Caso o União Brasil assuma a presidência, o MDB poderia obter a relatoria. Porém, integrantes do União Brasil afirmam querer a relatoria, apesar de possuírem 59 deputados, contra 43 do MDB.
Além disso, PSD e PL estão em disputa pelo colegiado de Minas e Energia, com o PL reivindicando sua posição pelo número de deputados, que totaliza 93.
As escolhas de última hora do PL têm gerado instabilidade nas negociações entre os partidos.