Ligações mostram que Irã minimiza danos de ataques dos EUA, diz jornal
Interceptações revelam que autoridades iranianas subestimaram os danos dos ataques dos EUA. Avaliação preliminar sugere que o programa nuclear iraniano pode ter apenas alguns meses de atraso.
Interceptação de comunicações iranianas revela que autoridades do Irã minimizaram danos dos ataques dos EUA em 21 de junho ao programa nuclear.
A informação, divulgada pelo Washington Post em 29 de junho de 2025, baseia-se em relatos de 4 fontes da inteligência dos EUA.
Uma avaliação preliminar da DIA (Agência de Inteligência de Defesa) aponta que os ataques às instalações nucleares em Fordow, Natanz e Isfahan podem ter atrasado o programa iraniano por apenas alguns meses.
Autoridades afirmam que requerem tempo para uma avaliação completa dos danos.
O presidente Donald Trump afirmou que os ataques “obliteraram” totalmente o programa nuclear do Irã, alegando que as instalações foram “destruídas”.
A Casa Branca contestou as informações do Post, com a secretária de imprensa Karoline Leavitt afirmando que a noção de que oficiais iranianos saibam o que ocorreu sob os escombros é absurda.