Lindbergh critica EUA por condenarem prisão domiciliar de Bolsonaro
Deputado do PT considera declaração dos EUA como uma violação da soberania brasileira e defende a independência do Judiciário. Lindbergh Farias rejeita pressões externas e reafirma a posição do Brasil frente a interferências internacionais.
Líder do PT critica EUA
O deputado Lindbergh Farias (RJ) denunciou, nesta segunda-feira (4.ago.2025), a manifestação do governo dos Estados Unidos sobre a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em sua conta no X, ele descreveu a declaração do Departamento de Estado dos EUA como uma “interferência inaceitável” nos assuntos do Brasil.
Farias acusou o governo norte-americano de atacar o STF e o ministro Alexandre de Moraes, responsável pela prisão de Bolsonaro por descumprimento de medidas cautelares. Ele afirmou:
“O Brasil não será protetorado de luxo nem neocolônia da extrema direita internacional. A independência conquistada em 1822 não será revogada por pressão estrangeira.”
O deputado reafirmou que a justiça brasileira não será intimidada.
Além disso, Lindbergh criticou a menção de um possível “retaliação” dos EUA, feita pelo senador Flávio Bolsonaro, que indicou uma conexão entre a retaliação e a nota do Departamento de Estado.