HOME FEEDBACK

Lindbergh discutirá fim da jornada 6 X 1 com presidente da CCJ

Deputado do PT propõe avanço na discussão sobre redução da jornada de trabalho. O apoio de Lula à iniciativa traz esperança para a aprovação da PEC na Câmara.

Líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ) anunciou que irá discutir a PEC sobre o fim da jornada de trabalho 6 X 1 com o presidente da CCJ, Paulo Azi, na próxima semana. O plano é votar a proposta na comissão.

Lindbergh destacou que o apoio do presidente Lula à proposta durante um pronunciamento em 30 de abril deu “grande fôlego” ao tema no Congresso. Ele classificou o texto como uma prioridade.

Lula também afirmou que o governo deve debater a redução da jornada de trabalho e ouvir a sociedade. A análise da PEC pela CCJ é o primeiro passo para iniciar a tramitação da proposta apresentada pela deputada Erika Hilton (Psol-SP) em fevereiro.

Esse tema foi central nas manifestações do 1º de Maio. Durante reunião no Palácio do Planalto em 29 de abril, Lula se comprometeu a defender pautas trabalhistas no Congresso.

Os representantes de 8 centrais sindicais entregaram um documento com as reivindicações, que incluem:

  • Fim da escala 6 X 1
  • Redução da jornada de trabalho de 44h para 40h semanais
  • Aprovação do PL que isenta do Imposto de Renda os que ganham até R$ 5.000

Essa proposta é uma atualização da Pauta da Classe Trabalhadora aprovada na Conclat de abril de 2022, quando Lula ainda era candidato à presidência.

Leia mais em poder360