Lindbergh, Gleisi e Sidônio visitam Glauber em greve de fome
Ministros e deputado visitam Glauber Braga em meio à sua greve de fome. Ele busca mobilizar apoio antes da votação que pode resultar na cassação de seu mandato.
Visita a Glauber Braga
A ministra Gleisi Hoffmann, o ministro Sidônio Palmeira e o deputado Lindbergh Farias visitaram o deputado Glauber Braga (Psol-RJ) na Câmara neste sábado (12.abr.2025).
Glauber está em jejum e quarentena desde a 4ª feira (9.abr), após o Conselho de Ética aprovar por 15 votos a 3 um parecer que recomenda a cassação de seu mandato.
Ele pretende manter a greve até que o plenário da Câmara decida sobre a cassação. O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), está fora do Brasil até o dia 20.
O deputado responde a um processo por agredir o youtuber Gabriel Costenaro em abril de 2024. Glauber afirmou ter sido provocado, enquanto Gabriel alegou ter sido expulso da Câmara aos pontapés.
Após o incidente, o partido Novo pediu a cassação do mandato de Glauber, que chegou ao Conselho de Ética. O relatório favorável à cassação, do relator Paulo Magalhães (PSD-BA), foi considerado como resultado de uma perseguição por parte do ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Glauber e seu partido também iniciaram uma ação judicial que interrompeu a destinação de emendas, acusando Lira de sequestrar o Orçamento.
O Conselho de Ética aprovou a cassação por 13 votos a 5, mas isso não resulta na perda imediata do mandato. Glauber pode recorrer à CCJ antes da votação no plenário, onde são necessários ao menos 257 votos para confirmar a cassação.
Leia mais sobre o processo de cassação de Glauber Braga: