HOME FEEDBACK

Lindbergh pede inclusão de Jair Bolsonaro em inquérito por obstrução de investigação

Lindbergh Farias solicita inclusão de Jair e Flávio Bolsonaro em inquérito do STF sobre Eduardo Bolsonaro. O pedido é fundamentado na atuação do deputado nos EUA e suas declarações que, segundo o petista, comprometem a autonomia do Brasil.

Líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a inclusão do ex-presidente Jair Bolsonaro e do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) no inquérito contra o deputado Eduardo Bolsonaro.

O inquérito investiga uma possível tentativa de obstrução de investigação relacionada ao ex-presidente, após pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e decisão do ministro Alexandre de Moraes.

Eduardo Bolsonaro é acusado de coação, obstrução de investigação e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

O pedido de Lindbergh destaca a atuação de Eduardo nos Estados Unidos, onde ele busca apoio para sancionar Moraes e o Brasil devido às investigações contra seu pai. O petista afirma que Eduardo promove o STF como inimigo da liberdade.

Ele cita uma entrevista de Flávio Bolsonaro à CNN Brasil e uma publicação de Jair Bolsonaro nas redes sociais. Na entrevista, Flávio mencionou a necessidade de aprovar uma anistia “ampla e irrestrita” para reverter uma tarifa imposta pelos EUA. Jair pediu ação dos Poderes para “resgatar a normalidade institucional”.

Segundo Lindbergh, as ações da família Bolsonaro mostrariam uma tentativa de transformar o Brasil em um “satélite de um projeto internacional de extrema-direita”, comprometendo a autonomia do Estado e as instituições democráticas.

O caso está sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes, responsável por decidir sobre a inclusão dos Bolsonaro no inquérito.

Leia mais em infomoney