HOME FEEDBACK

Linha de R$ 30 bi por tarifaço de Trump: taxa de juros, prazos e demais condições devem ser definidas nas semana que vem

O governo anunciará detalhes das condições de financiamento para empresas afetadas pelo aumento das tarifas dos EUA na próxima reunião do Conselho Monetário Nacional. A expectativa é que setores prioritários para o crédito sejam definidos em breve.

Condições de crédito de R$ 30 bilhões para empresas exportadoras serão definidas na próxima semana. O plano foi anunciado nesta quarta-feira no Palácio do Planalto.

Por meio do Fundo de Garantia à Exportação (FGE), o governo liberará os valores em resposta ao tarifaço de Donald Trump.

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, explicou que as condições de financiamento, incluindo taxa de juros e prazos, serão definidas na próxima reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN).

Mello afirmou que a construção das medidas está sendo feita em diálogo com os bancos e a Receita Federal.

A próxima reunião do CMN está prevista para o fim de agosto, com a possibilidade de um encontro extraordinário antes.

  • O CMN é composto pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad;
  • Ministra do Planejamento, Simone Tebet;
  • Presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.

O secretário-executivo da Fazenda, Dario Durigan, mencionou que ainda será definido quais setores terão prioridade no acesso ao crédito.

Uma medida provisória (MP) será publicada para estabelecer que as linhas de crédito poderão incluir financiamento para:

Leia mais em o-globo