HOME FEEDBACK

Lira diz que é momento de ‘dar passo atrás’ na crise para avançar com proposta do IR na próxima semana

Arthur Lira propõe diálogo para aliviar tensões entre os poderes e avançar com o projeto de Imposto de Renda. O relator acredita que o ambiente político se tornou mais favorável para retomar as discussões na próxima semana.

Arthur Lira, ex-presidente da Câmara e relator do projeto de Imposto de Renda, solicita um “passo atrás” na crise entre os poderes.

Ele defende um diálogo para que o relatório avance na próxima semana. Lira menciona que as tensões diminuíram e descreve o processo político como “dinâmico”.

Atualmente, Lira está em Lisboa, participando do Fórum Jurídico promovido pelo ministro do STF, Gilmar Mendes. Ele informou que o esqueleto do texto do projeto está quase finalizado e alinhado com o Ministério da Fazenda.

Na semana do dia 25 de junho, Lira planeja apresentar duas propostas ao governo, após conversas com Marcos Pinto, secretário de Reformas Econômicas.

Embora tenha sinalizado um ambiente mais favorável, ele não definiu uma data para a apresentação do texto. Lira havia mencionado anteriormente que não apresentaria o relatório devido à falta de “clima” político, após a derrubada do decreto do IOF.

Após conversas entre ministros do STF e o presidente da Câmara, Hugo Motta, a temperatura no cenário político parece estar abaixando.

Lira conclui que é vital que todos se contenham e que o diálogo prevaleça, para que as pautas políticas avancem de forma organizada.

Leia mais em o-globo