HOME FEEDBACK

Lira pede ‘passo para trás’ a fim de reduzir tensão entre Poderes e critica excesso de judicialização

Arthur Lira pede moderação entre os Poderes e critica excessos da classe política. Ele enfatiza a necessidade de diálogo para avançar em propostas importantes, como a isenção do Imposto de Renda.

Arthur Lira, ex-presidente da Câmara dos Deputados, pediu moderação no atual cenário político. Ele afirmou que é hora de “todo mundo dar um passo para trás”.

Durante entrevista em Lisboa, Lira criticou a classe política, especialmente o Executivo, por contribuir para a judicialização das decisões do Legislativo.

Embora tenha minimizado a ideia de um embate entre os Poderes, declarou que cada um tem suas atribuições e que é crucial manter o foco nas necessidades do país. “Por trás de tudo, tem um país que precisa funcionar”, enfatizou.

Ele apontou o aumento de recursos ao Supremo Tribunal Federal (STF) para contestar leis aprovadas pelo Congresso, afirmando que a culpa é dos próprios políticos e criticando as “minorias insatisfeitas” que recorrem à Justiça após derrotas.

Lira também comentou a proposta de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5.000, destacando que há consenso sobre a medida, mas a dificuldade reside em encontrar uma fonte de receita para compensar a perda de arrecadação.

Ele mencionou que as negociações sobre o tema foram adiadas por um clima político desfavorável, mas devem ser retomadas em Brasília, visando construir um texto viável.

*Com informações de Luca Bassani

Leia mais em jovem-pan