Lotus cortará mais de 550 empregos no Reino Unido após tarifas
Lotus anuncia corte de até 550 empregos no Reino Unido em meio a dificuldades financeiras. A reestruturação visa garantir um futuro sustentável e maior integração global da empresa.
A fabricante britânica de carros esportivos Lotus anunciou na 5ª feira (28.ago.2025) a redução de até 550 empregos no Reino Unido, conforme a agência Reuters.
A Lotus, enfrentando queda nas vendas e escassez de caixa, planeja cortar 42% de sua força de trabalho de 1.300 funcionários.
A empresa, maioritariamente controlada pela chinesa Geely, declarou que o plano de reestruturação é resultado de uma revisão de seu modelo de negócios, alinhando-se com as condições atuais do mercado.
As tarifas do governo dos EUA, lideradas por Donald Trump, têm gerado insegurança no setor automotivo global, trazendo custos bilionários para as montadoras.
A Lotus afirmou que essa reestruturação é essencial para garantir um futuro sustentável no ambiente automotivo em rápida mudança.
O plano inclui:
- Aumento da integração global no grupo Lotus;
- Exploração de oportunidades para diversificar o modelo de negócios, incluindo fabricação terceirizada.
A Geely, que controla a Lotus desde 2017, possui participações em diversas montadoras como Aston Martin, Mercedes-Benz e Volvo.
A Lotus foi fundada em 1948 por Colin Chapman, ganhando fama como líder em carros esportivos leves.