HOME FEEDBACK

Lucía Topolansky, a mulher que foi 'muito mais do que uma companheira' para José Mujica

A ex-primeira-dama do Uruguai, Lucía Topolansky, faleceu aos 89 anos após uma vida marcada pela luta política e um amor inabalável com José Mujica. O casal, que se conheceu durante a clandestinidade, compartilhou uma trajetória de resistência e comprometimento até os últimos dias.

José Mujica emociona-se ao falar de sua esposa, Lucía Topolansky, que faleceu aos 89 anos nesta terça-feira (13/05).

O ex-presidente uruguaio destacou: "Lucía é muito mais do que uma companheira". O amor e cuidado dela foram constantes, especialmente após seu diagnóstico de câncer de esôfago.

Com eles há mais de 40 anos, Lucía prometeu: "Vou estar até o fim".

Lucía Topolansky, filha de um empresário, nasceu em uma família de boa condição econômica. Abandonou seus estudos para se juntar ao movimento guerrilheiro na década de 60, seguindo o exemplo da irmã gêmea.

Ela conheceu Mujica em 1971, durante uma fuga de prisão. "Era muito bonita e jovem", recordou Mujica. Lucía também tinha escapado da prisão, mudando até parte do rosto para não ser reconhecida.

Após um período de cárcere e tortura, o casal se reencontrou em 1985. "Era hora de voltar à militância", afirmou Lucía.

Casaram-se oficialmente em 2005, após 20 anos juntos, e uniram dois ideais: amor e militância. Eles nunca tiveram filhos, priorizando a luta política.

Lucía foi senadora e deu posse a Mujica como presidente em 2010. Superou um câncer de mama e, em 2017, tornou-se vice-presidente do Uruguai.

Mujica sempre admirou Lucía, dizendo: "Tenho consciência de que boa parte da minha vida, hoje, eu devo a ela".

Leia mais em bbc