Lucro da Samsung cai 56% com pressão de restrição comercial dos EUA e de concorrência
Lucro da Samsung despenca 56% no segundo trimestre, refletindo perdas no mercado de chips de memória. A empresa enfrenta desafios com as restrições de exportação dos EUA e a crescente concorrência da SK Hynix e Micron.
Lucro da Samsung cai 56% no segundo trimestre de 2023, refletindo perdas de participação de mercado e desafios com chips de memória.
A empresa atribuiu a queda aprimorada a estoques baixos e restrições dos EUA sobre chips de IA chineses.
As ações oscilaram após o anúncio de uma recompra de ações de 3,9 trilhões de wons.
A Samsung enfrenta competição crescente da SK Hynix e Micron Technology, que dominam o mercado de chips de memória em meio ao boom da infraestrutura de IA pós-ChatGPT.
Além disso, as *restrições dos EUA* dificultam a recuperação das operações de fabricação de chips. A demanda por chips de memória de próxima geração, como o HBM3E, pode oferecer oportunidades à Samsung.
O lucro operacional preliminar foi de 4,6 trilhões de wons (US$ 3,3 bilhões), o menor desde 2023. A receita permaneceu estável em 74 trilhões de wons.
A Samsung espera que as perdas operacionais diminuam no segundo semestre, com a recuperação gradual da demanda.
No entanto, a dificuldade em obter certificação da Nvidia para seu produto HBM3E está >prejudicando sua posição no mercado.
Analistas indicam que a SK Hynix deve manter a liderança em lucros, com estimativas de 57% do mercado HBM para 2025.
Jun Young-hyun, da Samsung, prometeu fortalecer sua posição no mercado HBM e iniciar a produção em massa de chips HBM4 no segundo semestre do ano.