Lula afirma que IA não pode se tornar privilégio de poucos países ou de alguns bilionários
Lula destaca a importância de um modelo inclusivo para o desenvolvimento da Inteligência Artificial. O presidente reforça que a tecnologia deve ser acessível a todos e não apenas a elites privilegiadas.
Presidente Lula defende igualdade no desenvolvimento da Inteligência Artificial
No último domingo (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) não deve ser um privilégio de poucos países ou de bilionários.
A declaração foi feita durante a abertura da sessão “Fortalecimento do multilateralismo, assuntos econômico-financeiros e inteligência artificial” no encontro de cúpula do Brics.
Espera-se que o grupo divulgue, ao final do evento, uma declaração específica que busque a valorização dos dados dos países-membros.
Lula destacou que a declaração tem o objetivo de transmitir uma mensagem clara: as novas tecnologias devem ser desenvolvidas em um modelo de governança justo, inclusivo e equitativo.
Ele ressaltou que o desenvolvimento da IA não pode ser uma ferramenta de manipulação e que o progresso necessita da participação do setor privado e da sociedade civil.
Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Carolina Ferreira