Lula agradece ao Congresso e diz que IR será votado semana que vem
Lula anuncia isenção do IR para salários de até R$ 5.000 e destaca apoio do Congresso na aprovação de projetos. O presidente ressalta que a medida é parte de sua promessa de justiça tributária, apesar das derrotas políticas recentes.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que o Congresso votará na próxima semana a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5.000.
Em entrevista ao Balanço Geral de Minas, Lula agradeceu ao Legislativo por aprovar “99%” dos projetos do governo, incluindo uma reforma tributária.
O presidente viaja a Minas Gerais nesta 6ª feira (29.ago) para anunciar investimentos e reiterou que pegou o país “arrasado”, comparando-o a uma “faixa de gaza”.
Sobre a isenção, Lula reafirmou sua promessa de equilibrar o orçamento, dizendo que os ricos precisam pagar mais impostos para garantir justiça tributária.
No entanto, Lula enfrentou derrotas políticas, como a instalação da CPMI, onde a oposição indicou o senador Carlos Viana (Podemos-MG) para presidir a comissão, em lugar do aliado Omar Aziz (PSD-MA).
O presidente acumulou uma série de derrotas em seu 3º ano de mandato, afetando sua popularidade. Entre os impasses, destacam-se o Pixgate, as fraudes no INSS e o aumento do IOF.