Lula antecipa 13º do INSS após Tebet citar inviabilidade
Lula antecipa 13º salário para pensionistas e destaca crescimento da desaprovação em seu governo. Medidas visam fortalecer a popularidade em meio a avaliações negativas.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta 5ª feira (3.abr.2025), um decreto que antecipa o 13º salário para pensionistas do INSS.
A 1ª parcela será paga em abril e a 2ª em maio.
A medida havia sido considerada “inviável” pela ministra do Planejamento, Simone Tebet, um dia antes. Ela disse: “Não dá para fazer [a antecipação] no mês de abril. É inviável.”
Tebet indicou que a decisão depende também dos ministros do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e da Previdência Social, Carlos Lupi, que devem fazer o anúncio.
Durante o evento “O Brasil dando a Volta por Cima”, onde o governo apresenta suas entregas, Lula também assinou o decreto que regulamenta o Fundo Social, garantindo repasses de R$ 18 bilhões para o programa Minha Casa Minha Vida.
Esse evento busca reverter a caída na popularidade do presidente, que atingiu 56% de desaprovação, o pior índice desde o início do seu mandato.
Assista: