Lula autoriza abertura de processo para aplicar Lei de Reciprocidade aos EUA, dizem fontes
Lula autoriza discussões sobre retaliações comerciais após tarifas dos EUA. Itamaraty inicia investigação para embasar medidas de reciprocidade com base na nova legislação.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou discussões sobre medidas de reciprocidade contra os Estados Unidos em resposta ao tarifaço do presidente Donald Trump.
O Itamaraty foi acionado para iniciar uma investigação na Câmara de Comércio Exterior (Camex) sobre as bases para retaliação. O governo brasileiro deve notificar a gestão Trump até hoje (29).
As medidas se basearão na Lei de Reciprocidade, sancionada em abril, que permite aplicar tarifas sobre exportações de outros países e suspender concessões comerciais. O Palácio do Planalto já regulamentou pontos pendentes da lei.
O Itamaraty apresentou os argumentos à Camex, que terá até 30 dias para analisar a proposta. Se aprovada, será formado um grupo ministerial para detalhar as medidas de retaliação.
A resposta do Brasil será similar ao processo que o Representante de Comércio dos EUA (USTR) iniciou contra o Brasil, permitindo que autoridades americanas se manifestem na investigação.
Conteúdo originalmente publicado pelo Valor PRO.