HOME FEEDBACK

Lula avalia ir a Roma para velório do papa Francisco

Lula considera viajar a Roma para prestar suas últimas homenagens ao papa Francisco. O funeral deverá ocorrer entre os dias 25 e 27 de abril, reunindo líderes mundiais.

Presidente Lula considera viagem a Roma para o velório e enterro do papa Francisco, que faleceu nesta segunda-feira (21.abr.2025) aos 88 anos.

A Secom ainda não confirmou a viagem, mas Lula já solicitou providências, alterando compromissos da semana. O Vaticano não anunciou a data exata do funeral, que ocorrerá entre sexta-feira (25.abr) e domingo (27.abr), seguindo os ritos do “Ordo Exsequiarum Romani Pontificis”.

Francisco foi o 2º líder mais velho da Igreja Católica em 700 anos. Sua morte foi confirmada pelo Vaticano: “Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai.”

O papa sofria de problemas respiratórios. Em 2023, foi hospitalizado por bronquite e em fevereiro de 2025, exames revelaram pneumonia bilateral. Após uma crise de asma e transfusão de sangue, teve alta em março, mas sua saúde permaneceu comprometida.

A última aparição pública foi no domingo (20.abr), na Páscoa, onde desejou uma “feliz Páscoa” com dificuldades para falar.

Com a morte de Francisco, os cardeais iniciarão o conclave para eleger o 267º papa. O processo segue rituais antigos na Capela Sistina. Para ser eleito, um candidato deve receber 2/3 dos votos. O resultado é divulgado pela fumaça: preta se nenhum papa for escolhido, branca se um candidato for eleito.

Leia mais em poder360