Lula bate martelo sobre Marluce Caldas para vaga no STJ
Lula indica Marluce Caldas para o STJ, completando as duas vagas pendentes. A decisão pode influenciar a aproximação política entre a procuradora e o prefeito de Maceió nas eleições de 2026.
Presidente Lula indica Marluce Caldas para o STJ
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu indicar a procuradora de Justiça de Alagoas, Marluce Caldas, para a vaga aberta no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A publicação deve ocorrer no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (10.jul.2025).
A expectativa é que a indicação aproxime o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), de Lula nas eleições de 2026.
Com essa decisão, Lula encerra duas indicações pendentes para o STJ. Em maio, ele já havia escolhido o juiz do TRF-1, Carlos Augusto Brandão, com apoio do ministro do STF, Nunes Marques.
A indicação de Marluce será avaliada pela CCJ do Senado em uma sabatina. Se aprovados, os nomes serão votados em plenário e, então, Lula poderá nomeá-los ministros.
A lista para indicação está com Lula desde outubro de 2024, após as aposentadorias das ministras Assussete Magalhães e Laurita Vaz.
Além de Marluce, outros nomes do Ministério Público foram cotados, como Sammy Barbosa Lopes e Carlos Frederico Santos.
As indicações para o TSE também devem sair em breve, devido ao término do 1º biênio dos ministros Floriano Azevedo Marques e André Ramos Tavares.
O STF enviou duas listas, uma delas composta apenas por mulheres, obrigando Lula a escolher uma mulher para aumentar a presença feminina no Judiciário.