HOME FEEDBACK

Lula busca apoio de 'Conselhão' para reagir ao tarifaço dos Estados Unidos

Lula busca apoio do Conselhão para reagir ao tarifaço dos EUA em reunião em Brasília. Encontro marca a troca de conselheiros e o retorno do grupo ao cenário econômico nacional.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta terça-feira, em Brasília, com o Conselho do Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), conhecido como Conselhão.

O objetivo da reunião é buscar respaldo para a reação do governo ao tarifaço imposto por Donald Trump aos produtos brasileiros.

A reunião ocorre no Itamaraty e marca a troca de quase metade dos conselheiros. O Conselhão foi criado durante o primeiro mandato de Lula para apoiar iniciativas como o combate à fome.

Ao longo do tempo, a importância do Conselhão diminuiu. Ele foi extinto por Bolsonaro e retomado em 2023 por Lula, mas ainda não atingiu a relevância de antes.

Esta será a quinta reunião ampla desde a recomposição do colegiado. Um empresário e um sindicalista estarão presentes para discutir o impacto do tarifaço.

A abertura será feita pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. O vice-presidente Geraldo Alckmin também discursará, e Lula encerrará a parte da manhã.

Leia mais em exame