Lula chama postura de Trump de 'irresponsável' após ameaças aos Brics e diz que mundo não quer 'imperador'
Lula critica posturas de Trump e defende soberania do Brasil em resposta às ameaças de tarifas. O presidente brasileiro destaca a importância do respeito nas relações internacionais e reafirma a autonomia do país diante de intervenções externas.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu, nesta segunda-feira (7/7), a críticas e ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre os Brics e o Brasil.
Trump ameaçou impor tarifas a países que se alinhassem com os Brics e defendeu Jair Bolsonaro, réu por tentativa de golpe no Brasil. Lula classificou a postura de Trump como "irresponsável".
"Um presidente dos EUA não deve ameaçar o mundo pela internet. É preciso respeito", disse Lula, durante coletiva após a cúpula dos Brics no Rio de Janeiro.
Trump escreveu em sua rede social que "qualquer país que se alinhar com os Brics será cobrado com uma tarifa adicional de 10%", sem exceções.
Lula também destacou a questão da soberania: "Cada país é dono do seu nariz". Ele lembrou que a expansão dos Brics incluiu novos membros, como Egito e Arábia Saudita.
Sobre a defesa de Bolsonaro feita por Trump, Lula preferiu não se aprofundar, afirmando que o foco deve ser o povo brasileiro e que o Brasil é um país soberano.
Enquanto isso, o julgamento de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal se aproxima, com expectativas para as próximas semanas.
Lula também comentou sobre a crise com o Congresso Nacional, após a derrubada de seu decreto sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Ele afirmou que não está participando de mesas de conciliação e pediu respeito à Lei.