Lula chega a Brasília após viagem ao Japão e ao Vietnã
Lula conclui sua primeira viagem intercontinental de 2025 com foco em acordos comerciais no Japão e Vietnã. O presidente avalia resultados positivos na relação com os países asiáticos e destaca a importância da cooperação econômica.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retornou a Brasília neste domingo (30.mar.2025), desembarcando por volta das 9h40.
Lula estava no Japão e Vietnã para negociar acordos comerciais e estreitar relações. Esta foi sua 1ª viagem intercontinental em 2025.
Durante 7 dias fora do Brasil, o presidente acumulou 96 dias no exterior desde que assumiu seu 3º mandato em 1º de janeiro de 2023.
Ele já deixou o país anteriormente em 2025 para a posse do presidente uruguaio, Yamandú Orsi, no dia 1º de março, onde passou apenas 1 dia e se encontrou com políticos locais.
Lula e sua comitiva consideram a viagem ao Japão e Vietnã um saldo positivo para as expansões comerciais. Esta foi a 5ª visita ao Japão, com o presidente afirmando que foi a “mais importante”.
O presidente declarou ter aberto “uma trincheira extraordinária no desenvolvimento brasileiro” ao “atrair mais empresas japonesas para ir ao Brasil”.
No Vietnã, ele anunciou o Plano de Ação para Implementação da Parceria Estratégica, que visa de 2025 a 2030. O objetivo é fortalecer o comércio bilateral, que já chega a quase US$ 8 bilhões.