Lula cita “colapso” do multilateralismo e critica conflitos pelo mundo
Lula critica o colapso do multilateralismo e destaca a urgência de reformas na ONU durante a Cúpula do Brics. Em seu discurso, ele aborda os conflitos globais e a importância de uma governança internacional mais inclusiva e eficaz.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou no domingo (6.jul.2025) que o multilateralismo vive um colapso e que o direito internacional e a ONU têm sido ignorados. Ele criticou diversos conflitos mundiais durante a Cúpula do Brics no Rio.
Lula mencionou a importância dos 80 anos da ONU, que simbolizava a vitória sobre o nazifascismo e a esperança coletiva. Ele destacou que o Brics é um herdeiro do movimento não alinhado da Guerra Fria, alertando que a falta de multilateralismo afeta a autonomia dos países.
O presidente observou que o direito internacional se tornou "letra-morta" e que há um número sem precedentes de conflitos desde a Segunda Guerra Mundial. Ele criticou a OTAN, que, segundo ele, alimenta a corrida armamentista.
Em relação à situação do Oriente Médio, Lula condenou as ações terroristas do Hamas contra Israel, mas também denunciou o genocídio de palestinos em Gaza, propondo que a solução do conflito requer o fim da ocupação israelense e o reconhecimento de um Estado palestino.
Lula sublinhou que a governança internacional deve refletir a nova realidade multipolar, com a necessidade de uma reforma do Conselho de Segurança da ONU para torná-lo mais representativo e democrático.
Ele concluiu ressaltando a urgência de um diálogo direto para um cessar-fogo na guerra da Ucrânia e a necessidade de uma ação global coordenada para resolver as crises internacionais.