Lula cita ‘república de ladrões de celular’ e defende PEC da Segurança Pública
Lula reforça a necessidade de uma legislação mais rigorosa para combater a violência e o crime organizado no Brasil. A PEC da Segurança busca unir esforços entre diferentes níveis de governo para enfrentar a criminalidade nas ruas.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o governo enviará a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, com o objetivo de reforçar que o “Estado é mais forte que os bandidos”.
Lula destacou que a gestão federal não permitirá que a “república de ladrões de celular” amedronte a população. Ele enfatizou a importância de enfrentar a violência e o crime organizado em conjunto com estados e municípios.
A ideia é, segundo o presidente, dizer que o lugar de bandido não é nas ruas, onde pode assustar e, até, matar pessoas.
Na última semana, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, anunciou consenso em relação à PEC, que está pronta para ser enviada ao Congresso Nacional. Reuniões com os presidentes da Câmara e do Senado serão realizadas para discutir o melhor momento para o envio.
O texto da PEC não teve alterações desde sua apresentação em fevereiro e inclui as guardas municipais entre os órgãos de segurança pública, formalizando seu papel no policiamento comunitário, conforme reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).