HOME FEEDBACK

Lula cobra diálogo com EUA sobre tarifa de 50% e critica prioridade dada a Eduardo Bolsonaro

Lula critica a dificuldade de diálogo com os EUA sobre tarifas e destaca que a relação bilateral carece de seriedade. O presidente reafirma que a medida afeta tanto o Brasil quanto os consumidores americanos.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva critica a falta de diálogo dos Estados Unidos sobre a tarifa de 50% imposta aos produtos brasileiros.

Durante cerimônia de nomeação de diretores de agências regulatórias, Lula afirmou que não houve contato com nenhuma autoridade norte-americana.

Ele destacou que Geraldo Alckmin, Fernando Haddad e Mauro Vieira são seus negociadores e até agora, não conseguiram falar com ninguém.

Lula lembrou que uma reunião entre Haddad e o secretário de Tesouro dos EUA, Scott Bessent, marcada para 13 de agosto, foi cancelada dois dias antes.

No mesmo dia, Eduardo Bolsonaro (PL-SP) se reuniu com Bessent, o que Lula considera uma demonstração da falta de seriedade dos Estados Unidos na relação com o Brasil.

Apesar do impasse, Lula se mostrou tranquilo em relação aos impactos econômicos, garantindo que o aumento da tarifa também afetará produtores e consumidores norte-americanos.

“Essa conta vai aparecer em algum momento”, concluiu, enfatizando que aumentar tarifas não resolve problemas econômicos.

Leia mais em jovem-pan