Lula compara devastação em Gaza à situação do Brasil pós-Bolsonaro
Lula compara devastação de Gaza à situação do Brasil e critica legado de Bolsonaro. Durante entrevista, presidente fala sobre desafios políticos e econômicos enfrentados em seu governo.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparou a devastação na Faixa de Gaza à situação do Brasil sob Jair Bolsonaro.
Em entrevista ao podcast Mano a Mano, Lula chamou o Brasil de “semidestruído” e apontou a falta de ministérios essenciais, como os da Cultura e do Trabalho, como uma “destruição proposital” da estrutura governamental.
O presidente também comentou os ataques israelenses, resultando em um alto número de mortes e uma grave crise humanitária, e defendeu seu governo, citando melhorias em alguns indicadores econômicos. Reconheceu, no entanto, o aumento do custo de vida da população.
Lula falou sobre os desafios com o Congresso Nacional, destacando a necessidade de formar alianças políticas, já que sua base conta com apenas 70 deputados e 9 senadores, dificultando a governabilidade.
Referindo-se ao escândalo de descontos indevidos no INSS, ele admitiu que isso pode afetar sua imagem, mas destacou as investigações em andamento.
Sobre as eleições de 2026, Lula não confirmou sua candidatura, mas afirmou que, se concorrer, será com a intenção de vencer. Ele observou o surgimento de nomes da oposição na cena política, o que, segundo ele, pode tornar a disputa mais acirrada.
Publicado por Felipe Dantas
Reportagem produzida com auxílio de IA