Lula compara Gaza ao Brasil deixado por Bolsonaro: “País semidestruído”
Lula critica legado de Bolsonaro ao comparar Brasil a Gaza em entrevista. O presidente destaca a destruição de ministérios voltados à inclusão e a importância da cultura para a democracia.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou a situação do Brasil, herdada do governo Jair Bolsonaro, à destruição na Faixa de Gaza.
Em entrevista ao podcast Mano a Mano, Lula afirmou: “Quando chegamos aqui pegamos um país semidestruído”.
No episódio, gravado no último domingo (15), Lula destacou a extinção de ministérios essenciais, como:
- Ministério do Trabalho
- Ministério da Igualdade Racial
- Ministério dos Direitos Humanos
- Ministério da Cultura
Segundo o presidente, houve uma destruição proposital dessas estruturas, alegando que Bolsonaro não via valor em ministérios que promovem a inclusão social. “Para que cultura, se cultura politiza a sociedade?”, questionou.
Lula também criticou Bolsonaro por negar princípios democráticos e sustentou que "o Brasil precisa reconstruir isso".
A comparação com Gaza acontece enquanto Lula intensifica seu discurso crítico a Israel, acusando o governo israelense de genocídio contra os palestinos e defendendo a criação de um Estado da Palestina.
No discurso ao lado do presidente da França, Emmanuel Macron, Lula afirmou que o Conselho de Segurança da ONU precisa de mudanças, pois “não pode ser a mesma de 1945”.
Na recente Cúpula do G7, enfatizou que “nada justifica a matança indiscriminada” em conflitos como os da Ucrânia e da Faixa de Gaza.