HOME FEEDBACK

Lula conversa com Xi Jinping em meio às tarifas de Trump

Lula e Xi Jinping discutem cooperação em setores estratégicos e reafirmam compromisso com o multilateralismo durante telefonema. Congratulações também foram trocadas sobre iniciativas em torno da paz entre Rússia e Ucrânia.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) telefonou na noite de segunda-feira, 11, para o líder chinês Xi Jinping, em conversa que durou cerca de uma hora.

O telefonema ocorreu após Donald Trump afirmar que espera que a China quadriplique a compra de soja dos EUA. A soja é o principal produto de exportação do Brasil para a China, maior parceiro comercial do país.

Durante a conversa, os líderes trocaram impressões sobre a conjuntura internacional e os esforços pela paz entre Rússia e Ucrânia. Concordaram sobre o papel do G20 e do Brics na defesa do multilateralismo.

Lula destacou a importância da China para o sucesso da COP 30, enquanto Xi prometeu enviar uma delegação de alto nível. Ambos se comprometeram a ampliar a cooperação em setores como saúde, petróleo, economia digital e satélites.

Brasil e China, integrantes do Brics, buscam novas oportunidades de negócios. Lula também conversou com outros líderes do bloco: o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e o presidente russo Vladimir Putin.

A conversa com Modi ocorreu após Trump impor tarifas adicionais à Índia. Apesar das diferenças ideológicas, Lula e Modi mantêm uma boa relação diplomática.

O telefonema com Putin foi pedido pelo líder russo e durou cerca de 40 minutos. Eles discutiram a cooperação e congratularam-se pelos resultados da Cúpula do Brics realizada no Brasil.

O presidente Lula reafirmou o apoio do Brasil ao diálogo e à busca de soluções pacíficas para as questões internacionais. Um novo encontro da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia está previsto para este ano.

Leia mais em exame