Lula convoca reunião no Alvorada para discutir tarifaço de Trump
Reunião de emergência discute estratégias de retaliação ao tarifaço de Trump. Participação de ministros e possíveis alterações na proposta de lei estão na pauta do encontro.
Reunião convocada por Lula neste domingo (13) no Palácio da Alvorada para discutir o tarifaço anunciado por Donald Trump.
Participarão o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro da Secom, Sidônio Palmeira. Fernando Haddad não estará presente, mas um representante de sua equipe irá.
Alckmin afirmou que o decreto de regulamentação será editado até terça (15). Técnicos do governo propõem a criação de um grupo de trabalho com 180 dias para sugerir medidas de retaliação a barreiras comerciais contra o Brasil.
A proposta preliminar do decreto sugere que a estrutura não deve ser tão rígida. O líder do governo no Senado, Jaques Wagner, também comparecerá à reunião.
A estratégia do governo inclui dar mais exposição ao presidente Lula, com mais entrevistas e aproximação a empresários.
O governo brasileiro pretende associar Trump, Bolsonaro e o governador Tarcísio de Freitas como símbolos do desrespeito à soberania e injustiça social.
Trump anunciou a sobretaxa aos produtos brasileiros na quarta-feira (9), mencionando a perseguição de Bolsonaro pela Justiça brasileira.