Lula cria comitê para avaliar sobretaxa de Trump e conversará pessoalmente com empresários
Lula cria comitê interministerial para abordar sobretaxa de 50% imposta pelos EUA. O presidente se reunirá com empresários e ministros para desenvolver uma estratégia de negociação com o governo americano.
Criação de Comitê Interministerial
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, neste domingo (13), a formação de um comitê interministerial para dialogar com os setores afetados pela sobretaxa de 50% imposta pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros.
Reunião com Ministros e Empresários
Lula se reunirá pessoalmente com empresários e pediu aos ministros firmeza e sobriedade na abordagem do tema.
Participação dos Ministérios
O comitê incluirá os ministérios da Fazenda, Relações Exteriores e Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, com a participação de outros ministérios conforme a área afetada.
Produtos Mais Atingidos
- Laranja
- Café
- Carne bovina
- Celulose
Tarifas e Impactos
Os produtos brasileiros atualmente têm uma sobretaxa de 10%. A partir de 1º de agosto, essa taxa aumentará para 50%. O etanol, por exemplo, terá uma tarifa de 52,5%.
Diagnóstico e Negociação
O governo deseja avaliar o impacto econômico da sobretaxa e levá-lo às negociações com os Estados Unidos, caso a proposta de diálogo avance.
Posição sobre o Judiciário
Lula reforçou que a defesa das instituições brasileiras e da soberania nacional não está em debate. O presidente criticou a pressão de Trump pela anistia do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Defesa do STF
O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, também defendeu o Judiciário e afirmou que as sanções dos EUA se baseiam em uma compreensão imprecisa dos fatos no Brasil. Barroso garantiu que o julgamento de Bolsonaro será baseado em provas