HOME FEEDBACK

Lula critica austeridade e volta a defender 'nova moeda' em reunião do banco do Brics

Lula critica austeridade em reunião do Brics e defende desdolarização. Presidente aponta para a importância de uma nova moeda de comércio internacional para mudar a dinâmica econômica global.

Luiz Inácio Lula da Silva criticou, nesta sexta-feira (4), medidas de austeridade, afirmando que não funcionaram em nenhum lugar do mundo.

Durante uma reunião do Banco de Desenvolvimento (Brics), ele defendeu a criação de uma nova moeda de comércio internacional, visando a desdolarização, tema que enfrenta resistência no Brics.

Lula declarou: "O modelo da austeridade não deu certo em nenhum país do mundo. Essa austeridade tem aprofundado a desigualdade, tornando os pobres mais pobres e os ricos mais ricos."

Ele também criticou a falta de liderança global, mencionando a perda de influência da ONU, e afirmou que Israel pratica genocídio na Faixa de Gaza.

Lula concluiu dizendo que a discussão sobre uma nova moeda é crucial e que, se não encontrar novas soluções, a humanidade terminará o século 21 como começou o século 20.

Leia mais em folha