HOME FEEDBACK

Lula critica cobranças por austeridade e fala em moeda dos Brics

Lula critica a austeridade como solução econômica e defende alternativas de financiamento no encontro do Brics. O presidente brasileiro enfatiza a necessidade de uma nova moeda e de liderança política para apoiar países em desenvolvimento.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou as políticas de austeridade em discurso na abertura da reunião do NBD (Novo Banco de Desenvolvimento), dos Brics, no Rio de Janeiro, nesta 6ª feira (4.jul.2025).

Lula afirmou que essas políticas apenas empobrecem os pobres e riqueçam os ricos e defendeu novas formas de financiamento para países em desenvolvimento.

O presidente mencionou a necessidade de usar uma moeda alternativa ao dólar para transações entre os países do Brics, mas reconheceu resistências, especialmente entre Brasil e Índia. Em contrapartida, a Rússia e a presidente do NBD, Dilma Rousseff, apoiam a criação de uma nova moeda.

Em fevereiro, o embaixador Maurício Lyrio indicou que o bloco não tinha planos para essa moeda, focando em reduzir custos e ampliar a cooperação.

Lula enfatizou que é preciso uma nova forma de financiamento para evitar que os países permaneçam pobres. Ele também destacou a falta de lideranças políticas e o enfraquecimento de organismos multilaterais, como a ONU.

“O problema não é econômico, é político”, ressaltou, criticando a incapacidade da ONU em resolver conflitos e gerar soluções efetivas, como a criação do Estado Palestino.

Leia mais em poder360